sábado, 2 de novembro de 2019

Bactérias, união monetária e colapso climático: Palestra sobre o processo de criação literária

O lançamento de O desvio das gentes (Patuá) ocorreu, como previsto, na Biblioteca Municipal Álvaro Guerra, em São Paulo, em 24 de outubro de 2019. Agradeço a todos os presentes, que lotaram a instituição e deixaram felizes os autores.



Nessa ocasião, eu e Ruy Proença, que lançava Monstruário de fomes, também pela Patuá e com financiamento do 2⁰ Edital de Publicação de Livros na Cidade de São Paulo, proferimos palestras sobre nossos processos criativos.
Ruy Proença apresentou uma trajetória do poema em prosa desde o século XIX, pois o Monstruário é composto exclusivamente dessa forma. Quanto a mim, falei sobre o título, a capa, os temas que abordei (como colapso climático, guerras, bactérias, união monetária, refugiados), e expliquei as menções a Habermas, Kant, Ghorrat'ol Ein (a grande poeta e militante dos direitos da mulher no século XIX) e Mohammad Reza Shajarian (a maior voz da canção clássica persa). Falei também da apresentação de Taís Franciscon.


À minha esquerda está Proença. Acabei por ler dois poemas, "Constelação pós-global" e "Anexo secreto: coração público". A palestra pode ser vista nesta ligação: https://www.youtube.com/watch?v=sGMxvMsRrJ8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O Pulso", de Marco Aurélio de Souza, e "O ciclone da ordem do mundo"

O professor e poeta Marco Aurélio de Souza publicou a obra de crítica O pulso: decálogos sobre a poesia viva (Ponta Grossa: Lambrequim, 202...