sexta-feira, 12 de julho de 2019

Cosmopolitismo e barbárie II

De Homi Bhabha e da reunião de textos O bazar global e o clube dos cavalheiros ingleses (Rio de Janeiro: Rocco, 2011; org. de Eduardo F. Coutinho, trad. Teresa Dias Carneiro)
Há um tipo de cosmopolitismo global, muito influente no momento, que configura o planeta como um mundo concêntrico de sociedades nacionais se estendendo até vilarejos globais. É um cosmopolitismo de relativa prosperidade e privilégio fundamentado em ideias de progresso que são cúmplices de formas neoliberais de governança e de forças de concorrência de livre mercado. Tal conceito de "desenvolvimento" global tem fé nos poderes praticamente sem fronteiras da inovação tecnológica e das comunicações globais. [...] Ao celebrar uma "cultura mundial" ou "mercados mundiais", esse modo de cosmopolitismo se move rápida e seletivamente de uma ilha de prosperidade para outro terreno de produtividade tecnológica, visivelmente prestando pouca atenção à desigualdade persistente e à miséria produzida por esses desenvolvimento desigual e irregular.
O autor segue propondo que a globalização tem que começar em casa e que as nações precisam lidar com suas diferenças internas, como os "povos aborígenes da Austrália", com o difícil balanceamento entre a igualdade e o direito à diferença.
Para meu livro, interessa enfatizar que aquele cosmopolitismo citado depende da produção da desigualdade persistente. Nesse sentido, o Brasil está na crista da onda, encontrando no extermínio novas formas de lucro nos renovados ataques aos povos indígenas, na extinção de direitos sociais, na impunidade oficialmente celebrada de chacinas, o narcopentecostalismo que segue atacando a liberdade religiosa sob a indiferença das autoridades, especialmente no Rio de Janeiro.
A política exterior do país afinou-se pelo mesmo diapasão: entre outros exemplos, o assédio de uma embaixadora na ONU contra um autoexilado brasileiro, Jean Wyllys, (reeleito deputado federal, deixou o país em razão das ameaças de morte feitas por bolsonaristas), e o alinhamento aos Estados mais retrógrados contra os direitos das mulheres.
O Brasil, porém, neste livro é antes meu ponto de vista do que meu assunto, ao contrário do que fiz em Canção de ninar com fuzis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um verso inspirado em Henry Kissinger, que morreu aos 100 anos

Henry Kissinger morreu em 29 de novembro de 2023 aos 100 anos. Christopher Hitchens escreveu um esclarecedor livro sobre a eminente figura d...