quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Na lista dos cinco finalistas do Prêmio Jabuti, políticas do livro e cartuchos da campanha eleitoral

 


O desvio das gentes, publicado pela Patuá, agora está na lista dos cinco na premiação de poesia do prêmio Jabuti de 2020.  
Quero lembrar que este livro foi uma das obras publicadas com recursos da 2ª edição do Edital de Publicação de Livros na Cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura. Segunda e última edição, pois o programa de fomento não existe mais, apesar do sucesso da iniciativa.
Em 2019, ocorreram eleições para diversos Conselhos, entre eles o Conselho do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. Em 2020, já durante a pandemia do coronavírus, preocupado com a situação de autores, editoras, livreiros, bibliotecas, mediadores de leitura, bem como com os leitores, ele aprovou as "Propostas do Conselho do PMLLLB para a Preservação do Ecossistema do Livro no Município de São Paulo". 
O importante documento propõe, entre outras iniciativas, "Retomar de forma ampliada o edital de publicação, limitando a 3 autores por editora, de modo a diversificar ao máximo o número de editoras atingidas." 
O Publishnews fez matéria sobre o assunto que, significativamente, não tem aparecido com destaque nos debates eleitorais. Sugiro, porém, que verifiquem não apenas em São Paulo (que tem seu Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca), que candidatos nestas eleições municipais estão realmente preocupados com as políticas de cultura e as mencionam em seus programas de ação ou governo.
No momento em que escrevo, os EUA ainda não conseguiram terminar de apurar os votos da eleição de 2020, e o presidente da república daquele país, apoiado pelo equivalente no Brasil, tenta judicializar o resultado e impedir a contagem de votos dos cidadãos americanos, contando com o uso da força dos movimentos e milícias pró-governo. Um exemplo: https://twitter.com/Mediavenir/status/1324101536168005639.
Logo ocorrerá o primeiro turno das eleições no Brasil, que já fez alguns mortos políticos. Em homenagem ao momento político, em que as campanhas eleitorais deixam cartuxos de bala no chão, transcrevo este breve poema de O desvio das gentes:


Autofagia da bactéria


cartuchos de bala
largados pela campanha eleitoral dos candidatos fascistas
microfones autovox
descartados pelo avanço tecnológico dos ruídos industrializados
telefones ou aparelhos de escuta
de quem os comprou sob o preço de doar a própria voz
motosserras descartáveis
para que todos possam recriar o deserto em torno de si
antigas câmaras
largadas em favor dos instrumentos subcutâneos de espionagem

tudo isso avança sobre o oceano
antes de voltar aos continentes
coberto pela mutação dos tentáculos
e das espinhas e presas transformadas em maremoto

eu lamentaria
pela salubridade das chamas
se o inferno tivesse que receber o mundo

mas o inferno não receberá essa pena
o mundo é o bebê da bactéria
e ela se alimenta dos próprios filhos




P.S.: O livro vencedor do Jabuti foi "Solo para vialejo", de Cida Pedrosa, publicado pela Editora CEPE, nas categorias de poesia e de livro do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O Pulso", de Marco Aurélio de Souza, e "O ciclone da ordem do mundo"

O professor e poeta Marco Aurélio de Souza publicou a obra de crítica O pulso: decálogos sobre a poesia viva (Ponta Grossa: Lambrequim, 202...